As pastas clareadoras realmente fazem efeito?

Não. Elas atuam somente na superfície do esmalte dentário ajudando a diminuir as manchas causadas pelos alimentos. Não conseguem clarear o tom dos dentes. São muito abrasivas e o uso continuo aumenta o desgaste dentário e pode causar sensibilidade.

Antissépticos bucais substituem a escovação?

Não. E devem ser usados com moderação, pois o uso excessivo pode manchar os dentes, além de criar uma resistência bacteriana deixando sua eficácia comprometida quando realmente houver necessidade de seu uso.

É preciso esperar meia hora após a alimentação para escovar os dentes?

Sim, pois a saliva tem uma capacidade tampão capaz de neutralizar o pH bucal que é alterado após a ingestão de alimentos, principalmente alimentos doces e ácidos. Quando o pH fica ácido, aumenta a chance de proliferação de bactérias que podem causar a cárie. Um pH neutro ajuda a manter o equilíbrio da microbiota bucal. E a saliva tem esta capacidade de neutralizar o pH.

Como escolher o creme dental ideal?

Escolha pastas que tenham no mínimo 1000 PPM de flúor. O flúor é um mineral pouco encontrado na alimentação e de extrema importância para o fortalecimento dos dentes. Não acredite em pastas clareadoras, elas são abrasivas, aumentando o desgaste do esmalte e causando sensibilidade. Consulte um dentista para saber qual a pasta mais indicada no seu caso. Algumas situações exigem o uso de pastas específicas, como no caso de sensibilidade, doença periodontal, etc.

Qual a quantidade ideal de creme dental?

Em adultos é o correspondente ao tamanho de uma ervilha. Mais que isso, apenas gera espuma excessiva nos fazendo interromper a escovação antes de uma perfeita limpeza. Em crianças essa quantidade varia de acordo com a idade.

A partir de que idade devo começar a escovar os dentes de crianças? E qual a quantidade ideal de pasta?

A partir do irrompimento do primeiro dentinho. A quantidade varia de acordo com a idade. Quando irrompe o primeiro dente, por exemplo, a quantidade é correspondente a meio grão de arroz.

Posso tomar café quando estou fazendo clareamento?

Sim. Por muito tempo acreditou-se que uma dieta rica em corantes poderia atrapalhar o resultado do clareamento e até manchar os dentes. Porém, os estudos mais recentes têm mostrado que está relação não é válida. Os corantes presentes nos alimentos são compostos por macromoléculas que não conseguem penetrar no esmalte humano. O que estes alimentos podem causar é uma pigmentação extrínseca da superfície do esmalte, que pode ser facilmente removida pela profilaxia em consultório.

Se a gengiva está sangrando, posso passar fio dental?

Sim. O sangramento ocorre devido a inflamação gengival, causada pela presença de placa bacteriana nos dentes. A placa precisa ser removida pela escovação e uso de fio dental frequente. Caso esta placa não seja removida, o contato com os sais minerais da saliva leva ao seu endurecimento, formando o tártaro e ocasionando estágios mais avançados da doença.

É verdade que um problema dental pode levar a problemas cardíacos?

Sim. A boca é uma cavidade que comunica com o interior do corpo. Se a cárie atingir o interior da polpa, onde está toda a parte vital do dente, como vasos sanguíneos e nervos, as bactérias podem atingir a corrente sanguínea e alcançar diferentes regiões, como o coração.

Clareamento desgasta os dentes?

Não. Os géis clareadores atuam através de reações químicas eliminando as partículas pigmentadoras. Até algum tempo atrás acreditava se que causavam uma desmineralização do esmalte, porém os estudos eram realizados in vitro, ou seja, fora da boca. Estudos mais atuais realizados na boca comprovaram que esta desmineralização é imediatamente compensada pela ação remineralizadora da saliva.

Clareamento pode causar sensibilidade?

Sim. Por isso é necessário uma avaliação minuciosa e pacientes que já tenham histórico de hipersensibilidade devem ser tratados previamente. Quando há ocorrência de sensibilidade deve se utilizar protocolos específicos como aplicação de laser, uso de produtos dessensibilizantes, etc.

Lentes de contato desgastam os dentes?

O grande diferencial das lentes de contato em relação as facetas é sua espessura, em média 0,2 mm. Por este motivo, muitas vezes não é necessário desgaste ou um desgaste mínimo. Porém, para avaliar esta necessidade de desgaste deve se levar em conta posicionamento, formato e coloração dos dentes, transformação desejada, entre outros. Dentes mal posicionados, excessivamente manchados ou com alteração de cor muitas vezes necessitam de um desgaste maior para se obter um resultado satisfatório.

Quanto tempo dura a lente de contato?

A durabilidade depende de um planejamento inicial adequado, uma técnica bem executada e que o paciente siga rigorosamente os cuidados de higiene em casa e retornos periódicos ao consultório. Mas os artigos mostram resultados satisfatório após 10 anos em mais de 90% dos casos.

Fazer implante dói?

As cirurgias de implantes são realizadas sob anestesia local. Após o procedimento são prescritas medicações adequadas para controle de dor e inchaço. Deve-se fazer um repouso de dois dias e seguir as orientações quanto a alimentação e higiene bucal, pois assim os implantes terão longevidade e a recuperação será mais rápida.

Quais cuidados devo ter após colocar implantes?

Assim como nossos dentes, o implante também precisa de retorno anual para uma profilaxia, radiografias, troca de peças quando necessário, desengorduramento e polimento das porcelanas. Quando deixamos de fazer o retorno para a revisão do implante, pode ocorrer um acúmulo de resíduos alimentares. E sabemos que onde há resíduos acumulados, há bactérias que podem levar a uma inflamação da gengiva na área implantada, causando retração gengival, perda óssea e consequente exposição do implante.

Se já perdi todos os dentes, quantos implantes preciso fazer?

Neste caso, realizamos o protocolo de Branemark, onde são instalados de 4 a 5 implantes no arco inferior ou 5 a 6 implantes no arco superior. Em seguida é confeccionada uma prótese e parafusada sobre estes implantes.

Qual a diferença entre Botox e preenchimento?

O Botox age paralisando o músculo, evitando movimentação, impede que a ruga seja acentuada (ou até formada) pela contração muscular. Já o preenchimento atua na redução da flacidez, repondo o volume de algumas áreas do rosto e melhorando seu contorno.

O Botox é a solução definitiva para as rugas na pele?

A toxina botulínica não remove definitivamente as rugas do rosto. O procedimento começa a fazer efeito em até 14 dias após a aplicação e pode durar por cerca de três a seis meses. Após este período é necessária nova aplicação para manter o efeito.

O preenchimento labial tem efeito irreversível?

Não. No preenchimento labial é utilizado o ácido hialurônico que é totalmente reabsorvido de forma natural pelo organismo, dentro de um determinado período de tempo. E caso seja necessário, o resultado pode ser revertido de forma imediata pela aplicação de uma enzima que inativa o ácido hialurônico, revertendo o preenchimento.

Qual a diferença entre rinomodelação e rinoplastia?

A rinomodelação é uma técnica de preenchimento com ácido hialurônico que visa corrigir imperfeições do contorno nasal. A duração da rinomodelação varia de organismo para organismo e não é um procedimento definitivo. A rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz, realizada por um Cirurgião Plástico, onde pode-se mudar o formato do nariz, diminuindo em tamanho e largura e corrigindo desvios de septo ou elevações indesejadas. É um procedimento irreversível.

Siga-nos no instagram

[instagram-feed]