O famoso “bigode chinês” ou sulco nasogeniano é uma das maiores queixas de quem deseja fazer algum procedimento para rejuvenescimento facial.
Ele é a ponta do iceberg, pois se forma pela queda de todas estruturas (pele, músculo, gordura) do terço médio da face, ou seja, pelo “escorregamento” das bochechas, associado a perda de colágeno na pele de toda região.
Existem algumas pessoas com pré-disposição genética para o aparecimento precoce deste sulco. Mas o problema é agravado quando o paciente fuma, alimenta-se mal, perde muito peso, dorme só de lado e fica muito exposto ao sol.
E quando começar a tratar?
Quanto mais cedo, melhores os resultados. Vale lembrar que após os 30 anos temos um grande aumento na perda de colágeno.
Quais tratamentos temos disponíveis para tratar?
1 – Ultraformer: utilizamos um aparelho de ultrassom microfocado que emite ondas ultrassônicas capazes de penetrar tecidos mais profundos, levando a um aquecimento desta região, causando uma inflamação local e consequente estímulo para produção de colágeno.
2- Bioestimuladores (sculptra, radiasse, Ellansé, etc) são substâncias injetáveis e que tem o poder de estimular a produção de colágeno natural.
3- Fios de PDO: os fios lisos levam a um estímulo de produção de colágeno. Os fios espiculados além de causar este efeito, ainda conseguem promover um lifting instantâneo.
4 – Preenchedores nas regiões de sustentação: como estes sulcos aparecem devido à queda das bolsas de gordura da região, nada mais eficaz que preencher o local onde se encontram as bolsas, devolvendo esta sustentação ao rosto.
5 – E por fim, quando ainda se faz necessário, pode se preencher diretamente na região dos sulcos afim de amenizá-los.